terça-feira, 9 de julho de 2013

Resenha: Jogos Vorazes

Oi Pandinhas, tudo bem??

Depois de ter sumido eu voltei ( e agora é para ficar!!). Voltei com uma contribuicao de um leitor, o Patinete! Se vc já leu, deixe nos comentários o que achou!!

Título Original: The Hunger Games | Título Nacional: Jogos Vorazes
Ano de Lançamento: 2008 | Ano de Lançamento no Brasil: 2010
Número de Páginas: 400 páginas
Editora: Scholastic Press | Editora Brasileira: Rocco
Tradutor: Alexandre D’elia

Já havia assistido o filme e gostei, porém, a princípio, nem me passou pela cabeça ler o livro. Não que eu não goste de ler um bom livro, mas sim porque já havia mais de 10 livros lacrados esperando para serem lidos na minha estante.
Mesmo com tantos livros na fila, após uma sucessão de eventos (propaganda gratuita feita pela pandolina querida, e informativo de compra da trilogia com o broche do tordo como brinde principalmente), acabei comprando a trilogia inteira. Entre a compra e o início da leitura ainda se passaram quase 2 meses! O que falta de tempo e preguiça nas horas vagas não fazem? Enfim, deixando os pormenores de lado, vamos ao livro em si.

A ambientação e o enredo são o ponto forte desde o início, garantindo assim  que esse livro seja uma leitura atraente mesmo antes de se conhecer a personalidade da protagonista.
A ideia geral do mundo dos jogos vorazes é, relativamente, bem explicado durante o desenrolar da história, bem distribuído entre os capítulos do livro. Se aprofundando nos detalhes de um local ou outro na quantidade ideal, tanto de detalhes quanto de páginas utilizadas para essa finalidade, a autora Suzanne Collins não afugenta os leitores casuais.
Com uma história envolvente, ritmo excelente, pitadas de humor (bom humor, mau humor, e humor negro), drama, suspense, e um toque de romance, fica fácil imaginar o motivo de ter se tornado um "best seller".

Mas, como nem tudo são flores, existem alguns fatores que não me agradaram muito. Por exemplo, tem muitos momentos que só sei quem é protagonista por ser quem mais aparece, pois ela (Katniss Everdeen) costuma ser uma personagem um tanto quanto "apagada", tendo como principal característica sua perícia de caça com o arco e flecha, e vez ou outra demonstrando seu lado protetor pensando no bem de quem lhe é querido(a). Ela é inteligente, inocente, instável, com um passado triste e um presente sofrido.
Resumindo: é o tipo de protagonista anti-herói padrão de boa parte das histórias de sucesso atuais. Isso não é realmente ruim, já que todos adoramos, mas às vezes ficamos com aquela sensação de "mais do mesmo".
Mas o que mais me chamou a atenção negativamente foi o fato de que tudo conspira para ajudar a protagonista. A todo momento que parece que existe uma remota possibilidade de ela passar por verdadeiros apuros alguém a ajuda, como se tivesse sempre algum outro personagem a postos para suprir as deficiências da katniss.
Não me entendam mal. Não estou dizendo que ela deveria chegar aos frangalhos no final do livro, mas sim que é surreal demais o tanto que ela se dá bem nas situações complicadas sem ter tempo nem de pensar muito em sofrimento. Com isso perde-se um pouco da adrenalina proposta pelo ambiente criado.

Esses fatores que considerei negativos não influenciarão na boa história, visto que são opniões pessoais e a maioria dos leitores nem perceberá tais pontos durante a leitura, e mesmo assim são pontos relevantes.
No geral, todos que gostam de uma boa leitura pra passar o tempo podem ler sem muitas ressalvas. E que venha a continuação.
Fonte: Jogosvorazes.net

Boa leitura!
Mais informacoes: http://www.jogosvorazesbr.com

Um comentário:

  1. Nao li o livro nem vi o filme então nao posso palpitar e agora estou completamente viciada em Game of Thrones ,que já li os livros de 1 a 5, vi as 3 temporadas 2x no Now da net e estou ansiosa pelo proximo livro que já tem titulo! Mas obrigado ,qdo sairei dessa viciante fase quem sabe lerei...bjs

    ResponderExcluir